Visão dupla? Saiba o que causa isso

A visão dupla, ou diplopia, é um distúrbio de visão onde é possível ver duas imagens de um só objeto. 

 

Já aconteceu de você estar com a visão embaçada, seus olhos começarem a doer e sua visão duplicar? Quando dizemos duplicar, não quer dizer que ela vai ficar duas vezes melhor, mas sim que você passará a ver tudo em dobro. Isso é diplopia! Mas o que realmente causa essa distorção na visão? Como resolver isso de uma vez por todas? Continue lendo o texto, pois vamos explicar tudo com detalhes. 

O que é a diplopia?

Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão, porém, quem enxerga não é o olho, mas sim o cérebro, que forma as imagens e determina relações com a memória, permitindo identificar o que está sendo visto. A dupla visão, ou diplopia, acontece quando um dos componentes do sistema da visão apresenta algum tipo de problema, ou seja, pode ser neurológico ou ocular. 

 

Em geral, cada olho produz uma imagem dos objetos, mas o cérebro as une e as vê como se fossem uma só. Quando há a diplopia, o processo não acontece desta forma, ao contrário, o cérebro não consegue reunir as imagens e as vê como duplas. 

Quais são os tipos de visão dupla? 

A visão dupla pode ser vertical ou horizontal, monocular ou binocular e pode ser mais acentuada quando a visão é para longe ou para perto.

Visão dupla vertical

Na diplopia vertical as imagens surgem verticalmente, ou seja, uma em cima e outra em baixo.

Visão dupla horizontal

Na diplopia horizontal as imagens surgem horizontalmente, ou seja, uma ao lado da outra e podem ocorrer combinações. Veja abaixo:

Diplopia cruzada

Onde a imagem do olho direito está para a esquerda e a do olho esquerdo para a direita.

 

Diplopia homónima 

 

A imagem do olho direito está para a direita e a do olho esquerdo para a esquerda.

Visão dupla monocular

Ocorre em apenas um olho. 

Visão dupla binocular

Ocorre em ambos os olhos. 

Quais são os sinais e sintomas da diplopia? 

A diplopia em si é um sintoma e deve ser verificado mesmo na ausência de outros possíveis sintomas. 

 

Os outros sintomas que podem estar associados à visão dupla são a visão turva ou embaçada, dor nos olhos, desalinhamento dos olhos, sensibilidade à luz, ardência nos olhos, saliência do glóbulo ocular, entre outros. Todos estes sintomas podem ser sinais de doenças neurológicas ou oculares. Saiba mais abaixo! 

Causas da diplopia

Algumas doenças do sistema nervoso como esclerose múltipla, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVC), aneurismas, entre muitas outras podem ser a causa da diplopia. Por este motivo, também é recomendado sempre fazer um check-up neurológico. 

 

Mas a principal causa da visão dupla é ocular, especificamente a catarata. 

O que é a Catarata? 

Primeiramente, para entender o que é a catarata, é preciso compreender o que é o cristalino. O cristalino é a lente dos olhos, ele colabora na formação da imagem na retina, portanto, qualquer alteração na sua forma afeta a visão nítida. Então, a catarata é a opacidade desta lente. 

 

Na maioria das vezes a catarata vem como uma perda visual progressiva, ou seja, a dificuldade de enxergar apenas aumenta. Entre os principais sintomas da catarata está a dupla visão. 

 

Diagnóstico

A causa mais comum de catarata é o envelhecimento natural do cristalino, mas há também a catarata congênita, que é quando o bebê já nasce com catarata. Esta última é uma forma rara da doença.  

 

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista através do exame de biomicroscopia acompanhado de dilatação da pupila, mas outros exames também podem ser realizados. 

 

Tratamento

O tratamento da catarata é cirúrgico, portanto, não existe outra solução além da correção cirurgia da opacidade do cristalino. Muitas pessoas com a catarata têm medo de realizar a cirurgia, mas não existe qualquer outro tratamento clínico para corrigir este problema, portanto, se o oftalmologista indique a cirurgia, o ideal é que ela seja feita, caso contrário, a opacidade da catarata pode comprometer situações cotidianas do paciente e até acarretar na perda total da visão. 

 

O Instituto de Olhos do Vale (IOVALE) é um referência em oftalmologia no Vale do Paraíba. Estruturado para oferecer o máximo de conforto e conveniência aos pacientes, o Instituto conta com profissionais especializados nas mais diversas áreas da oftalmologia e em cirurgia de catarata. Gostaria de saber mais sobre a catarata antes de encontrar um profissional? Clique aqui e faça download gratuito do Manual de como identificar a catarata. 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *