Cirurgia de Catarata

Cirurgia-de-catarata-iovale

catarata nada mais é do que a perda da transparência do cristalino, uma lente que existe dentro do olho e que equivale, em poder, a uma lente de óculos de aproximadamente 16 graus.

 À medida que esta doença nos olhos avança em sua progressão, os pigmentos acumulados no cristalino vão bloqueando gradativamente a quantidade de feixes de luz que passam por ele, dificultando a tarefa da retina de perceber imagens, cores e luz.

A catarata é, na grande maioria das vezes, parte do processo de envelhecimento.

Sintomas:

Os sintomas da catarata são dificuldade de enxergar à noite, ofuscamento de focos de luz, imagem borrada e perda da percepção de cores.

Quando remover a catarata:

A catarata, quando não tratada, pode levar à perda completa de visão.

O caráter lento e progressivo da catarata dificulta que o paciente, especialmente os pacientes em idades mais avançadas, perceba que está perdendo qualidade na visão.

Normalmente, a indicação da remoção da catarata aparece quando o paciente tem muitas dificuldades em executar suas tarefas diárias, como ler, dirigir ou ver televisão. A decisão deve ser feita em conjunto entre paciente e o médico oftalmologista em Cruzeiro.

Nos primeiros estágios, a acuidade visual do paciente de catarata pode ser melhorada com no uso de óculos de correção ou lentes de contato. Entre em contato com o Instituto de Olhos do Vale do Paraíba para entender melhor os tratamentos.

Tratamento Cirúrgico:

Por mais que se consiga corrigir a qualidade da visão com óculos em um primeiro momento, a cirurgia é a única técnica de tratamento da Catarata que é totalmente eficaz.

O procedimento consiste na retirada do cristalino opacificado pela doença e substituí-lo por uma lente intra ocular artificial, que fará a mesma função do cristalino.

A cirurgia da catarata no Iovale é um procedimento seguro e com altos índices de sucesso, desde que o paciente não apresente nenhuma outra doença ocular associada.

Existem duas técnicas diferentes para este procedimento cirúrgico. Veja abaixo como cada um deles funciona:

Cirurgia extracapsular:

Também conhecida como facectomia extracapsular, este é um procedimento mais invasivo, geralmente indicado nos casos de Catarata senil já bem avançada.

O procedimento consiste em fazer uma abertura grande na córnea para a retirada do cristalino danificado e, por esta mesma abertura, fazer a colocação da lente intra ocular.

Esta técnica, por ser mais agressiva e por precisar de uma incisão maior, precisa de um tempo maior para a recuperação do paciente. A facectomia apresenta altos índices de sucesso na recuperação da visão.

Facoemulsificação:

O avanço da tecnologia permitiu que a técnicas de troca das lentes internas do olho ficassem menos invasivas.

A técnica da Facoemulsfificação utiliza a energia de ultrassom para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão, em torno de 3mm, que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos e diminuindo consideravelmente as chances de inflamação.

No lugar do cristalino danificado pela catarata é implantada uma lente intraocular maleável, que se dobra para passar pela incisão.

Existe uma grande variedade de lentes intraoculares e o seu médico poderá te ajudar a escolher a lente mais apropriada para você.

Tipos de lentes Intra Oculares

O avanço dos estudos da Oftalmologia Moderna trouxe inúmeros benefícios aos pacientes. Atualmente, existem vários tipos de lentes intra oculares disponíveis, cada um com características diferenciadas para poder atender cada caso. São eles:

Lentes intraoculares monofocais

Estas lentes direcionam os raios de luz para um único ponto de foco, melhorando a visão apenas para uma distância (perto ou longe). Este tipo de lente não descarta a necessidade de uso de óculos depois da cirurgia, para fazer a correção da visão complementar.

É importante ressaltar que a melhora da visão do paciente no pós-operatório da cirurgia de catarata a laser é notada no comparativo com o pré-cirúrgico, desde que o paciente não apresente nenhuma outra patologia ocular que possa estar prejudicando a visão.

Lente Intraocular monofocal tórica

Lente monofocal indicada para pacientes com astigmatismo, direcionando os raios de luz a um único ponto focal.

Lentes intraoculares multifocais

São lentes artificiais que podem corrigir, simultaneamente, as visoes para perto e para longe. Foram criadas para obter múltiplas imagens retinianas simultâneas, minimizando ou eliminando a necessidade do uso de óculos 

Lentes intraoculares multifocais tóricas

São lentes multifocais que corrigem a visão para perto e longe, dispensando completamente o uso de óculos. São indicadas para os pacientes que apresentam astigmatismo.

LEMBRETE:

É importante destacar que somente o oftalmologista especializado em Guaratinguetá e região pode decidir qual será a melhor técnica de cirurgia de catarata ou que tipo de lentes intraoculares serão adotadas em cada caso, considerando as características do olho e do estilo de vida de cada paciente.

Considerações

A Cirurgia de Catarata é um dos procedimentos médicos mais antigos de que se tem notícia, e é um dos procedimentos que mais se beneficia dos avanços feitos na tecnologia aplicada na Oftalmologia Moderna e nos estudos sobre os olhos.

Mas é importante que o paciente que é candidato à cirurgia nos olhos entenda os aspectos básicos do procedimento, e que deve questionar e conversar com o seu médico se tiver qualquer dúvida.

Qual o preço da Cirurgia de Catarata no Iovale?

O Instituto de Olhos do Vale do Paraíba segue à risca as normas estipuladas pelo CODAME (Código de Ética Médica), que não permite consultas, diagnóstico ou divulgação de valores de tratamentos e cirurgias em ambientes fora do consultório médico.

Além disso, a determinação do tipo de técnica ou lente intra ocular que serão usados em cada caso dependem de consultas e exames prévios com o oftalmologista especializado.

Por isso, para saber o preço da cirurgia de catarata ou tirar quaisquer dúvidas sobre esta cirurgia nos olhos, agende sua consulta no Instituto de Olhos do Vale do Paraíba – o diretor técnico Dr. Luiz Fernando Moreira  lhe ajudará a escolher o melhor tratamento ocular.

Quer saber mais sobre as cirurgias? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

71588


RELACIONADOS

catarata
Catarata
A catarata nada mais é do que a perda da transparência do cristalino, uma lente que existe dentro do olho e que equivale, em poder,…
Catarata Tratamentos
Tratamento da Catarata
A Catarata é a doença progressiva que provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, responsável por captar os feixes de…
exames-de-catarata
Exames de Catarata
Diagnóstico O diagnóstico de catarata só pode ser determinado pelo médico oftalmologista, depois que uma rotina completa de exames oftalmológicos forem aplicados, você pode realizar…