Cirurgia de Ceratocone

cirurgia-de-ceratocone-iovale

O Ceratocone é a doença progressiva não inflamatória que provoca a degeneração do tecido da córnea, deixando-a fina e sem curvatura e prejudicando a qualidade da visão do paciente.A córnea do paciente com Ceratocone assume um formato pontudo e destacado.

No Brasil, o Ceratocone é  a causa de 7 a cada 10 casos que precisam de transplantes de córnea.

Tratamentos:

O tratamento do Ceratocone deve utilizar técnicas diferentes para cada estágio da progressão da doença.

Nos primeiros estágios, o tratamento do Ceratocone consiste em melhorar a qualidade da visão do paciente, com o uso de óculos. À medida em que a doença avança, os óculos passam se tornam ineficazes na correção da Miopia ou Astigmatismo associados à doença, e o paciente é indicado para o uso contínuo de lentes de contato rígidas.

Quando nem as lentes rígidas também não conseguem mais corrigir a visão do paciente, será necessário partir para as formas cirúrgicas de tratamento.

Existem 3 técnicas de tratamento cirúrgico do Ceratocone, que serão aplicadas de acordo com o estágio em que a doença se encontra:

  1. Anel de Ferrara;
  2. Crosslinking de Colágeno;
  3. Transplante de Córnea.

Anel de Ferrara ou Anel Corneano

O Anel de Ferrara também é conhecido como Anel Intraestromal ou Anel Corneano.

É uma pequena estrutura de acrílico, em formato de meio círculo, que é implantado em uma das camadas da córnea e apoiado nas bordas da pupila. Essa estrutura tem a função de fortalecer a córnea, impedindo que ela seja deformada pelo Ceratocone.

O Anel de Ferrara não tem função refrativa, o que quer dizer que o paciente precisará continuar o uso de óculos ou lente de contato para melhorar a qualidade da visão.

Para saber mais sobre o Anel de Ferrara, clique aqui.

Crosslinking de Colágeno

O Crosslinking de colágeno, ou Crosslinking corneano, é um tratamento não invasivo, que tem a função de estabilizar as estruturas da córnea e barrar a progressão do Ceratocone.
A técnica consiste em aplicar a Riboflavina (vitamina B12) nos olhos através de gotas de colírio, e provocar uma reação térmica através de um laser de luz ultravioleta. Esta reação gera ligações covalentes de colágeno, que se ligam às fibras danificadas pelo Ceratocone.

O procedimento apresenta altas taxas de sucesso na interrupção da evolução do Ceratocone, mas esta técnica também não tem função refrativa, e o paciente ainda precisará usar óculos para melhorar a qualidade da visão.

O Crosslinking Corneano é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.

Para saber mais sobre o Crosslinking de colágeno, clique aqui.

Transplante de Córnea

É a forma mais agressiva e radical do tratamento do Ceratocone, e só indicado quando as outras técnicas já não conseguem mais parar a progressão da doença.

O Transplante de Córnea faz a troca da córnea extremamente danificada pelo Ceratocone por uma córnea doadora saudável. Pode ser de dois tipos:

  • Lamelar: quando apenas algumas camadas da córnea são trocadas, mantendo as camadas ainda saudáveis;
  • Penetrante: quando a córnea é substituída completamente.

A recuperação no pós-operatório é lenta porém progressiva, e a maior preocupação nos primeiros meses é com a córnea doadora.

Indicações para transplante de córnea:

  • Quando a córnea perde sua transparência (por trauma, infecções, cicatrizes, distrofias e outros);
  • Cicatrizes resultantes de úlceras de córnea em usuários de lente de contato;
  • Ceratocone;
  • Astigmatismo elevado e irregular;
  • Cicatrizes de córnea;
  • Distrofias.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre cirurgias nos olhos, agende uma consulta com os oftalmologistas de Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre as cirurgias? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de um Astigmatismo Irregular, que vai aumentando o grau de correção de forma rápida e acentuada, o Ceratocone…
Ceratocone Tratamentos
Tratamento de Ceratocone
O Ceratocone é uma doença progressiva não inflamatória, que degenera o tecido da córnea e a deixa fina e sem estrutura. O tratamento de Ceratocone pode…
ceratocone
Ceratocone
O Ceratocone é uma doença ocular progressiva e não inflamatória, que provoca danos estruturais ao colágeno da córnea, deixando o tecido corneano mais fraco. O desgaste…