Cirurgia de Retina

oph-internas-site-cirurgia-generica1

A Cirurgia de Retina é o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento e reversão do Descolamento de Retina.

A retina é o tecido nobre do fundo do olho que é responsável por receber e interpretar as imagens recebidas pelo pupila, cristalino e córnea, e depois enviar para o cérebro estas informações. É parte fundamental do processo da visão.

A retina é nutrida por uma malha de vasos sanguíneos, que fornecem o oxigênio e os nutrientes necessários para o seu pleno funcionamento. Quando, por algum motivo, ela se separa desta malha sanguínea, acontece o descolamento de retina.

O descolamento de retina pode acontecer decorrente de traumas oculares, tração vítrea, Miopia Patológica, acúmulo de líquidos ou como complicação de processos inflamatórios crônicos, do Glaucoma ou da Catarata metabólica associada ao Diabetes.

O paciente que apresenta descolamento de retina deve ser tratado em regime emergencial, e o procedimento cirúrgico feito a tempo pode evitar perda irreversível da visão.

O descolamento de retina só pode ser corrigido cirurgicamente. Existem 3 técnicas para tratar esta patologia:

  • Retinopexia Pneumática: nesta técnica, é injetado dentro do olho uma quantidade específica de gás (que é absorvido pelo organismo de forma espontânea), que empurra o tecido retiniano para próximo da parede ocular, obstruindo qualquer buraco ou rasgo da retina que possa permitir passagem de líquido que possa piorar o descolamento.
  • Introflexão Escleral: esta técnica consiste em aplicar uma faixa de silicone sobre a esclera, forçando-a a ir de encontro à retina, que naturalmente se religará à parede ocular e à malha sanguínea;
  • Vitrectomia Posterior: técnica conhecida também como Vitrectomia Pars Plana. É uma técnica bastante agressiva, que faz a remoção do vítreo para fora da cavidade ocular para a avaliação das causas e danos do descolamento da retina. Identificadas as causas, então o cirurgião fará o recolocamento da retina com o auxílio de outros instrumentos, como tesouras, pinças, lasers, etc.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre cirurgias nos olhos, agende uma consulta com os oftalmologistas de Cruzeiro e região.

 Quer saber mais sobre as cirurgias? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010