O que é Cirurgia Refrativa?
As Cirurgias Refrativas são os procedimentos cirúrgicos aplicados para fazer a correção definitiva das patologias conhecidas como Erros Refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia). São indicadas nos casos em que o paciente apresenta dependência dos óculos para enxergar.
As Cirurgias Refrativas são realizadas 100% a laser, o que significa que não há necessidade de cortes, incisões ou internação. O procedimento é considerado seguro e com baixíssimos riscos de infecções pós operatórias.
A anestesia é tópica, aplicada em gotas de colírios e o procedimento cirúrgico é realizado por um maquinário altamente tecnológico e preciso.
Como funciona o procedimento a Laser
Controlado por um computador de precisão, um canhão emite pulsos de laser dentro do olho a ser operado, fazendo a remoção de partes do tecido da córnea para modificar a sua curvatura.
Na correção da miopia, a córnea tem sua curvatura corrigida, através da retirada de camadas microscópicas de tecido corneano e deixando-a mais plana.
O astigmatismo é corrigido da mesma forma, com o tratamento da córnea no eixo mais curvo. Na hipermetropia o laser remove tecido da periferia, aumentando a curvatura da córnea.
Tipos de Cirurgias Refrativas
Existem duas técnicas diferentes para a realização das Cirurgias Refrativas à Laser: a LASIK e a PRK.
Lasik – Laser in situ Ceratomileusis
Nesta técnica, o Laser corretivo é aplicado nas camadas internas da córnea. A aplicação é feita através do flap, que é uma camada fina da superfície da córnea, como uma tampinha, que é levantada. O Flap é confeccionado com o Laser System, que é o laser de femtosegundo.
Depois que o Flap é levantado, o cirurgião usa o Laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano, remodelando a curvatura da córnea e removendo o grau.
O tempo de aplicação de laser é de alguns segundos por olho, corrigindo graus de miopia, de hipermetropia e de astigmatismo. O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando óculos escuros e colírios.
PRK – Photorefractive Keratectomy
Nesta técnica, é feita uma raspagem da camada mais superficial da córnea, chamada epitélio, e o Laser corretivo é aplicado sobre a superfície raspada.
É um procedimento mais simples que o LASIK, mas que gera um grau de desconforto para o paciente e tem tempo de recuperação mais lento – mas o resultado final é o mesmo.
A técnica PRK é indicada em casos em que o tecido corneano é mais fino e instável.
Quem pode fazer a Cirurgia Refrativa
A grande maioria dos pacientes é candidato a passar pela Cirurgia Refrativa a laser, desde que se satisfaça alguns critérios como:
• Idade mínima de 18 anos;
• Córneas saudáveis;
• Pouca alteração do grau nos últimos doze meses;
• Ausência de gravidez;
• Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada (consultar médico oftalmologista).
Correção da Presbiopia a laser
Uma das estratégias mais simples para a correção da presbiopia seria a monovisão clássica com indução de miopia no olho não dominante, que é feita de acordo com a idade do paciente.
Entretanto o objetivo das foto-ablações para a presbiopia é de preservar, ao menos em algum grau a acuidade visual para longe de modo a facilitar a adaptação do paciente, proporcionando maior independência visual.
As diversas foto-ablações para a presbiopia podem ser realizadas tanto por meio da técnica LASIK com laser de femtosegundo, bem como ablação de superfície.
O Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre cirurgias nos olhos, agende uma consulta com os oftalmologistas de Cruzeiro e região.