Cirurgia Refrativa a Laser: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

cirurgia-refrativa-iovale

O que é Cirurgia Refrativa?

As Cirurgias Refrativas são os procedimentos cirúrgicos aplicados para fazer a correção definitiva das patologias conhecidas como Erros Refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia). São indicadas nos casos em que o paciente apresenta dependência dos óculos para enxergar.

As Cirurgias Refrativas são realizadas 100% a laser, o que significa que não há necessidade de cortes, incisões ou internação. O procedimento é considerado seguro e com baixíssimos riscos de infecções pós operatórias.

A anestesia é tópica, aplicada em gotas de colírios e o procedimento cirúrgico é realizado por um maquinário altamente tecnológico e preciso.

Como funciona o procedimento a Laser

Controlado por um computador de precisão, um canhão emite pulsos de laser dentro do olho a ser operado, fazendo a remoção de partes do tecido da córnea para modificar a sua curvatura.

Na correção da miopia, a córnea tem sua curvatura corrigida, através da retirada de camadas microscópicas de tecido corneano e deixando-a mais plana.

O astigmatismo é corrigido da mesma forma, com o tratamento da córnea no eixo mais curvo. Na hipermetropia o laser remove tecido da periferia, aumentando a curvatura da córnea.

Tipos de Cirurgias Refrativas

Existem duas técnicas diferentes para a realização das Cirurgias Refrativas à Laser: a LASIK e a PRK.

Lasik – Laser in situ Ceratomileusis

Nesta técnica, o Laser corretivo é aplicado nas camadas internas da córnea. A aplicação é feita através do flap, que é uma camada fina da superfície da córnea, como uma tampinha, que é levantada. O Flap é confeccionado com o Laser System, que é o laser de femtosegundo.

Depois que o Flap é levantado, o cirurgião usa o  Laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano, remodelando a curvatura da córnea e removendo o grau.

O tempo de aplicação de laser é de alguns segundos por olho, corrigindo graus de miopia, de hipermetropia e de astigmatismo. O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando óculos escuros e colírios.

PRK – Photorefractive Keratectomy

Nesta técnica, é feita uma raspagem da camada mais superficial da córnea, chamada epitélio, e o Laser corretivo é aplicado sobre a superfície raspada.

É um procedimento mais simples que o LASIK, mas que gera um grau de desconforto para o paciente e tem tempo de recuperação mais lento – mas o resultado final é o mesmo.

A técnica PRK é indicada em casos em que o tecido corneano é mais fino e instável.

Quem pode fazer a Cirurgia Refrativa

A grande maioria dos pacientes é candidato a passar pela Cirurgia Refrativa a laser, desde que se satisfaça alguns critérios como:

• Idade mínima de 18 anos;

• Córneas saudáveis;

• Pouca alteração do grau nos últimos doze meses;

• Ausência de gravidez;

• Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada (consultar médico oftalmologista).

Correção da Presbiopia a laser

Uma das estratégias mais simples para a correção da presbiopia seria a monovisão clássica com indução de miopia no olho não dominante, que é feita de acordo com a idade do paciente.

Entretanto o objetivo das foto-ablações para a presbiopia é de preservar, ao menos em algum grau a acuidade visual para longe de modo a facilitar a adaptação do paciente, proporcionando maior independência visual.

As diversas foto-ablações para a presbiopia podem ser realizadas tanto por meio da técnica LASIK com laser de femtosegundo, bem como ablação de superfície.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre cirurgias nos olhos, agende uma consulta com os oftalmologistas de Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre as cirurgias? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

Erros Refrativos Tratamento
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais, que diminuem a qualidade da visão e afetam a qualidade de vida. A boa notícia é que a…
exames-de-refracao
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O tratamento mais indicado para a correção dos Erros Refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, é a cirurgia refrativa. Este procedimento é…
miopia
Miopia - Erros Refrativos
Erros Refrativos são pequenas patologias que provocam distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea,…
hipermetropia
Hipermetropia – Erros Refrativos
Erros Refrativos são um conjunto de pequenas patologias que provocam distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos…
astigmatismo
Astigmatismo - Erros Refrativos
Os Erros Refrativos são pequenas distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea, pupila e…
presbiopia
Presbiopia – Erros Refrativos
Os Erros Refrativos são pequenas distorções e falhas no processo da visão, e a Presbiopia, ou "Vista Cansada", é uma destas distorções. Este erro está…