Crosslinking de Colágeno – Ceratocone

oph-internas-site-laser

O Crosslinking de colágeno é uma das formas de tratamento do Ceratocone, que tem o objetivo de fortalecer a córnea enfraquecida, barrar a progressão da doença e evitar ao máximo o Transplante de Córnea.

A técnica é bem simples e não invasiva, e conta com o auxílio de um canhão de laser para a sua aplicação.

O procedimento funciona da seguinte maneira:

O médico oftalmologista do Iovale fará a aplicação de vitamina B12 (Riboflavina) no olho do paciente, através de gotas de colírio. O processo se repete algumas vezes antes da aplicação do laser.

Depois disso, o paciente se sentará a uma máquina que tem um canhão de laser ultravioleta, que será aplicado sobre a córnea.

O laser ultravioleta irá reagir com a riboflavina aplicada anteriormente, gerando uma reação térmica que produz ligações covalente de colágeno. Estas novas moléculas criadas se ligarão às fibras de colágeno da córnea que foram danificadas pelo Ceratocone.

Este procedimento tem o objetivo de fortalecer as estruturas da córnea, evitando danos mais severos ou irreversíveis.

Ele também é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea, e não tem função refrativa – portanto, o paciente ainda precisará dos óculos para recuperar a qualidade da visão.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre cirurgias nos olhos, agende uma consulta com os oftalmologistas de Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre as cirurgias? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010