Astigmatismo – Erros Refrativos

astigmatismo

Os Erros Refrativos são pequenas distorções e falhas no processo da visão.

A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea, pupila e cristalino, que filtram a quantidade e intensidade dos raios de luz, e o enviam para a retina, que faz o processamento das informações contidas neles. Este é o processo de refração do olho.

O Astigmatismo é uma das quatro deficiências refracionais conhecidas como Erros Refrativos.

A visão de um olho astigmata é deficiente para perto e para longe, e as imagens recebidas aparecem sem nitidez de contraste entre as linhas horizontais, verticais ou oblíquas.

É comum que a pessoa que tenha Astigmatismo tenha também algum outro erro refrativo, como o a Miopia, a Hipermetropia ou a Presbiopia (vista cansada).

Por quê a visão do paciente de Astigmatismo é ruim?

Em olho saudável, a córnea tem formato arredondado e com poucas ondulações. O astigmata possui uma córnea com formato mais ovalado e de superfície irregular.

A córnea é uma membrana transparente que tem as funções de proteger o globo ocular e captar e filtrar os feixes de luz vindos o exterior. Ela é o ponto inicial do processo de visão.

Quando a córnea se apresenta irregular, como é o que acontece no caso do Astigmatismo, os feixes de luz passam pela córnea e são levados para a parte interna do olho de forma desordenada, sem que eles consigam achar um ponto de foco único na retina.

A falta de nitidez e contraste faz com que pessoas que apresentam Astigmatismo tenham dificuldades em identificar símbolos de estruturas similares, como o H, o M, o N, o 8 e o 0.

Quando associado à miopia ou à hipermetropia, o Astigmatismo pode provocar sintomas como fadiga ocular, dores de cabeça, ardor, coceira e vermelhidão dos olhos.

As causas do astigmatismo ainda são desconhecidas, mas estudos indicam que ela possa estar relacionada à herança genética.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos ao seu lado neste momento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Guaratinguetá- SP, e comece a tratar os problemas de visão de maneira adequada.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

cirurgia-refrativa-iovale
Cirurgia Refrativa a Laser: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O que é Cirurgia Refrativa? As Cirurgias Refrativas são os procedimentos cirúrgicos aplicados para fazer a correção definitiva das patologias conhecidas como Erros Refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e…
Erros Refrativos Tratamento
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais, que diminuem a qualidade da visão e afetam a qualidade de vida. A boa notícia é que a…
exames-de-refracao
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O tratamento mais indicado para a correção dos Erros Refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, é a cirurgia refrativa. Este procedimento é…