Conjuntivite Viral

conjuntivite-viral

Conjuntivite é uma inflamação do tecido conjuntivo, que faz o revestimento do globo ocular e da pálpebra superior.

Ela pode ser ter origem alérgica, bacteriana ou viral.

As conjuntivites infecciosas virais são provocadas por adenovírus, bastante associada a mudanças climáticas. Os casos de conjuntivite viral são os mais comuns, e são os que conhecemos em surtos agudos da doença.

É altamente contagiosa, por isso é comum que a maior ocorrência esteja entre membros da mesma família.

Os sintomas são basicamente os mesmos dos outros tipos de conjuntivite – vermelhidão dos olhos, secreção, lacrimejamento e coceira -, as pálpebras ficam inchadas e há secreção purulenta de intensidade média a elevada, especialmente pela manhã.

A intensidade da conjuntivite viral é bastante variável. Geralmente, os acometendo os dois olhos de forma alternada, sendo mais intensa no primeiro olho.

Na maioria dos casos, tem duração de 7 a 30 dias, sem danos à visão. Porém, em casos mais severos, pode atingir a córnea e deixar pequenas partículas que ficam solidificadas nas camadas mais profundas, podendo levar alguns meses até se dissiparem

O tratamento é geralmente feito para amenizar os sintomas. Nos casos de infiltração corneana, usam-se colírios corticóides para acelerar os efeitos da precipitação de partículas.

Lembrando que o uso de colírios corticóides deve ser feito com o acompanhamento de um médico oftalmologista do IOVALE e seguindo à risca as instruções passadas, pois este tipo de medicação pode desencadear outras patologias oculares mais sérias.

Nós do Instituto de Olhos do Vale estamos ao seu lado neste momento, agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e comece a tratar os problemas de visão de maneira adequada.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010