Dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal. Normalmente está relacionada com uma obstrução das vias lacrimais.
A lágrima tem a função de manter os olhos umidificados para garantir o bom funcionamento de suas estruturas. O processo normal é que a lágrima seja drenada para a cavidade nasal.
Quando há obstrução no processo de drenagem da lágrima, ela fica retida no saco lacrimal e vira ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Os pacientes costumam apresentar lacrimejamento por tempo prolongado antes de o quadro de Dacriocistite seja diagnosticado.
A inflamação pode se manifestar de forma crônica (com desenvolvimento lento e por tempo prolongado) ou aguda (com desenvolvimento rápido e em pouco tempo).
Os quadros de inflamação aguda são geralmente acompanhados de dor intensa, vermelhidão e inchaço do canto interno do olho, na área próxima ao nariz. Depois de alguns dias, é normal ocorrer drenagem espontânea de secreção.
O tratamento da forma aguda da Dacriocistite é feito com o uso de medicamentos antibióticos e analgésicos, sempre com o acompanhamento de um médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Vale especializado.
Depois que o quadro de infecção é resolvido, o paciente deve planejar um procedimento cirúrgico junto ao oftalmologista. O objetivo da cirurgia é corrigir a obstrução das vias lacrimais e evitar novos quadros infecciosos.
A forma crônica da Dacriocistite geralmente se apresenta sem sintomas fortes, apenas a produção e secreção de pus na área interna do olho próxima ao nariz.
O quadro crônico pode evoluir para um quadro agudo, devendo ser tratado de forma cirúrgica.
Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.