A retina é uma membrana de fotorreceptores que se localiza no fundo do olho, e tem a função de receber, interpretar e enviar as imagens recebidas pelo segmento anterior até o cérebro. Esta membrana fica posicionada sobre a parede do globo ocular, ligada ao nervo óptico.
Quando, por algum motivo, a retina se desprende da parede ocular, temos o descolamento de retina.
O descolamento de retina é uma patologia de certa complexidade porque, uma vez fora de seu lugar correto, a parte descolada passa a não participar do processo da visão.
Normalmente, o descolamento tem início na periferia da retina, e vai avançando de forma progressiva até o ponto central.
A Causa mais comum para descolamentos de retina são traumas craniofaciais (como pancadas e acidentes) na linha média do crânio, onde ficam as cavidades oculares. Mas existem outras causas, como tração do corpo vítreo e acúmulo de líquidos sob o tecido retiniano.
É comum também que pessoas míopes apresentem descolamento de retina, devido ao tamanho do globo ocular associado a este erro refrativo.
O tratamento do descolamento de retina requer a realização de cirurgia de fotocoagulação a laser.
Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.