Descolamento do Vítreo

deslocamento-do-vitreo

O descolamento do vítreo não é propriamente uma doença ocular.

O vítreo é o material gelatinoso transparente que preenche o interior do globo ocular, mantendo o formato esférico do olho e mantendo as estruturas oculares em seus lugares corretos. Assim como acontece com a retina, o vítreo fica ligado às paredes oculares.

O descolamento do vítreo está associado ao processo natural de envelhecimento do corpo humano. Com o passar do tempo, o conteúdo do vítreo se liquefaz, o que provoca queda na pressão interna do globo ocular e descolamento das paredes.

O descolamento de vítreo é classificado como comum e esperado, e seus maiores índices de ocorrência estão entre pessoas acima de 40 anos de idade e em pessoas míopes. Outros fatores que podem desencadear este processão são traumas oculares, inflamações ou como complicação de Cirurgias de Catarata.

Os pacientes em processo de descolamento de vítreo costumam relatar aparecimento de sombras e pequenas manchas em seu campo visual, além de observar flashes luminosos.

Quando isso acontece, o paciente deve procurar um oftalmologista do Hospital de Olhos do Vale especializado para prevenir a evolução deste descolamento, que pode, entre outras coisas, provocar rasgos e descolamento da retina.

O tratamento indicado para o descolamento de vítreo é a fotocoagulação a laser.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Guaratinguetá- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010