Erros Refrativos são um conjunto de pequenas patologias que provocam distorções e falhas no processo da visão.
A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea, pupila e cristalino, que filtram a quantidade e intensidade dos raios de luz, e o enviam para a retina, que faz o processamento das informações contidas neles. Este é o processo de refração do olho.
A Hipermetropia é uma das pequenas patologias conhecidas como Erros Refrativos. Ela faz com que os feixes de luz se encontrem um em ponto atrás da retina, como geralmente é em um olho normal. Por isso, um hipermétrope costuma enxergar relativamente bem de longe, mas tenha a visão distorcida para perto.
Pessoas com Hipermetropia tendem a apresentar sintomas como fadiga ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão, principalmente no final do dia.
A Hipermetropia está associada ao tamanho do globo ocular, que geralmente é menor do que o considerado normal – por isso o ponto de foco fica atrás da retina, e não sobre ela.
A Hipermetropia apresenta um caráter progressivo, pois tende a piorar depois dos 40 anos. É normal que crianças apresentem a doença, enquanto seu crescimento ainda não está completo.
Tratamento
Normalmente, o primeiro tratamento indicado é fazer a correção da acuidade visual através de óculos ou lentes de contato, que consigam trazer o ponto de convergência dos feixes de luz para o ponto certo sobre a retina. Entenda mais sobre os tratamentos dos Erros Refrativos clicando aqui.
Para quem não quer usar óculos, existe a opção da Cirurgia Refrativa a Laser para a correção da Hipermetropia.
É importante lembrar que o diagnóstico e o tipo de tratamento a serem usados na correção da Hipermetropia só podem ser definidos por um oftalmologista especializado, depois que o paciente passa por uma série de exames oftalmológicos, que determinarão as características dos olhos de cada paciente.
Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Guaratinguetá- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.