Pinguécula

pinguecula

Pinguécula é o nome dado a uma pequena lesão, de característica amarelada e pouco elevada, que se forma na superfície da esclera.

Normalmente é encontrada na área exposta da esclera, e é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos que têm histórico de exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.

A Pinguécula produz poucos sintomas. Quando se eleva demais, pode causar a sensação de corpo estranho. Porém, quando a lesão se inflama, gera uma condição chamada de pingueculite,  causando irritação e vermelhidão.

O tratamento desta doença depende da severidade dos sintomas. São indicados sempre o uso contínuo de óculos  escuros em ambientes abertos, minimizando a exposição ao sol, além de colírios lubrificantes e antiinflamatórios, dependendo da lesão.

A remoção cirúrgica da pinguécula pode ser considerada em casos mais severos, quando há interferência com a visão, o ato de piscar ou no uso de lentes de contato.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010