Presbiopia – Erros Refrativos

presbiopia

Os Erros Refrativos são pequenas distorções e falhas no processo da visão, e a Presbiopia, ou “Vista Cansada“, é uma destas distorções.

Este erro está intrinsecamente associado ao processo natural de envelhecimento. Costuma aparecer em pessoas acima dos 40 anos de idade, quando as células do corpo perdem sua elasticidade.

Estima-se que 25% da população brasileira sejam portadoras de presbiopia, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas têm a visão para perto comprometida pela Presbiopia.

Causas

As estruturas de um olho saudável conseguem, automaticamente, acomodar o ponto de foco da visão, permitindo enxergar com qualidade objetos a qualquer distância.

Com o passar do tempo, o processo da acomodação de foco fica prejudicado pelo envelhecimento das células, e a visão, principalmente para perto, fica prejudicada.

A presbiopia é inevitável, e acontecerá com todos nós a partir dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia têm a tendência de desenvolver a presbiopia mais cedo, devido ao esforço na acomodação da visão para perto.

As queixas mais comuns são dificuldade na hora de ler, de realizar trabalhos manuais e no uso do computador.

Tratamento

Normalmente, o primeiro tratamento indicado para corrigir a qualidade da visão do paciente de Presbiopia é o uso de óculos ou lentes de contato, que levam os feixes de luz para a retina. Entenda mais sobre os tratamentos dos Erros Refrativos clicando aqui.

Outra opção para a correção da presbiopia é o processo de Monovisão, em que o olho dominante é corrigido na visão para perto, enquanto o outro olho tem a visão para longe corrigida. Desta forma o paciente consegue enxergar relativamente bem para ambas as distâncias, forçando apenas um olho de cada vez. Entenda mais sobre o procedimento clicando aqui.

É importante lembrar que o diagnóstico e o tipo de tratamento da Miopia só podem ser definidos por um oftalmologista especializado, depois que o paciente passa por uma série de exames oftalmológicos, que determinarão as características dos olhos de cada paciente.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

Erros Refrativos Tratamento
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais, que diminuem a qualidade da visão e afetam a qualidade de vida. A boa notícia é que a…