Pterígio é o nome dado ao aparecimento de uma fibrose benigna na superfície da esclera. O Pterígio costuma invadir a superfície da córnea e pode interferir com a visão quando cresce demais.
A causa para o desenvolvimento do Pterígio está associada à exposição prolongada aos raios UVA e UVB, sem a devida proteção.
Normalmente o Pterígio não causa sintomas, e não precisam de tratamento. Porém, as fibroses que ficam muito largas e espessas podem ser acompanhadas de vermelhidão e inchaço, dando a sensação de corpo estranho, ardência e desconforto estético.
Pterígios grandes podem causar distorção da superfície da córnea e induzir a um astigmatismo irregular, acarretando em queda na qualidade da visão.
O tratamento depende do tamanho do pterígio e dos sintomas a ele relacionados.
Quando o pterígio é pequeno, mas apresenta pequenos episódios de inflamação, o tratamento é geralmente clínico, com a aplicação de colírios. A cirurgia para a retirada só será indicada quando há reincidências nos sintomas. Após a cirurgia colírios lubrificantes e anti-inflamatórios são usados por várias semanas.
Infelizmente, o pterígio pode retornar, mesmo após a cirurgia, e será necessário acompanhamento oftalmológico constante nas semanas seguintes para acompanhar o pós operatório.
Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Guaratinguetá- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.