Ptose

ptose

Ptose palpebral é o nome dado quando há a queda da pálpebra superior de um ou ambos os olhos. O processo está relacionado à perda de elasticidade da pele da pálpebra, que acaba caindo sobre os olhos.

A Ptose não é grave, mas pode prejudicar a visão e diminuir o campo visual quando cobre boa parte da córnea e da pupila. Além do aspecto estético, que deixa o paciente com olhar sempre cansado, a Ptose se torna um problema funcional, quando é preciso fazer uma compensação para enxergar.

Tipos de Ptose:

Os quadros de ptose podem ser subdivididos em três tipos: Ptose involucional ou SenilPtose Mecânica e Ptose Congênita.

Ptose Involucional ou Senil

Tem maior índice de ocorrências entre pessoas acima dos 60 anos de idade, mas não é obrigatório. Este tipo de ptose está associada ao processo de envelhecimento da pele, que perde a elasticidade e cai sobre os olhos.

Esse tipo de ptose também pode acometer pacientes em outras faixas etárias mais jovens, especialmente após traumas ou cirurgias oculares.

A correção da Ptose é sempre cirúrgica.

Ptose Mecânica

Este tipo de ptose está associado ao excesso de pele nas pálpebras, que a deixam pesada e caída. A Ptose Mecânica causa diminuição do campo visual nas partes laterais e superior.

Normalmente acomete pessoas com idade acima dos 50 anos, mas também pode ocorrer em qualquer faixa etária.

A correção é feita através de procedimento cirúrgico.

Ptose Congênita

É a ptose que acomete crianças já desde o nascimento. Pode se apresentar em um ou em ambos os olhos, e é constante até que seja feita a correção cirúrgica.

Crianças que apresentam este tipo de ptose devem manter acompanhamento oftalmológico constante, para que o oftalmologista do Iovale possa determinar o melhor momento de fazer a cirurgia. E é importante que a criança passe pela correção, para que ela não desenvolva Ambliopia.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Cruzeiro- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010