Tumores de Retina

tumores-de-retina

Um tumor é um crescimento anômalo de células dentro de um tecido ou órgão, geralmente provocando danos na região onde se instala.

Os tumores de retina acometem as células retinianas, e podem ser de diversos tipos (benigno ou maligno), podendo ter origem nas próprias células do olho ou em metástases de tumores originários em outras partes do corpo.

Os dois tipos mais freqüentes  de tumores na retina são o melanoma de coróide e o retinoblastoma.

O melanoma de coróide é o tumor de retina mais comum, que tem origem dentro do próprio do olho. O paciente sente desconforto ocular, e, nos exames, é percebido uma massa escura no segmento posterior. Tem maior incidência entre pessoas brancas entre os 60 e os 70 anos de idade. Um dos diagnósticos diferenciais deve ser feito com Melanocitoma que acomete o nervo óptico.

O retinoblastoma é um tumor ocular que é mais freqüente em crianças entre 1 e 3 anos de idade e está associado a alterações genéticas. Tem características de uma massa branca que fica no fundo do olho. A suspeita de retinoblastoma começa quando é possível observar um reflexo esbranquiçado na pupila, que geralmente aparece depois que é feita uma fotografia com flash. Manifesta – se como uma massa brancacenta no fundo de olho.

Esses tumores devem ser diagnosticados e tratados o quanto antes, pois podem, além de gerar outros tumores oculares ou metástases, provocar danos às estruturas do segmento posterior.

Nós, do Instituto de Olhos do Vale, estamos à disposição se você quiser tirar dúvidas sobre a doença e seu tratamento. Agende uma consulta com o oftalmologista em Guaratinguetá- SP, e mantenha a saúde dos seus olhos em dia.

Quer saber mais sobre as doenças oculares? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010