Tratamento de Ceratocone

Ceratocone Tratamentos

O Ceratocone é uma doença progressiva não inflamatória, que degenera o tecido da córnea e a deixa fina e sem estrutura.

O tratamento de Ceratocone pode ser feito com várias técnicas, dependendo do estágio de progressão da doença. O objetivo é interromper a evolução e manter a curvatura da córnea. A acuidade visual precisará ser corrigida com o uso de óculos e lentes de contato.

Óculos e Lentes de Contato

Em seus primeiros estágios, quando o grau ainda está discreto, o tratamento do ceratocone consiste em melhorar a qualidade da visão do paciente, com o uso de óculos ou lentes de contato especiais.

Crosslinking de Córnea

O Crosslinking Corneano é uma técnica considerada cirúrgica no tratamento do ceratocone. O procedimento a laser que consiste em reforçar as fibras de colágeno da córnea, deixando-a mais estável e rígida. O crosslinking usa um laser ultravioleta que, quando combinado com a riboflavina (vitamina B12) aplicada em colírios, faz o reforço das estruturas da córnea.

O procedimento serve para interromper a progressão da doença, e não tem propriedades refrativas. A melhora da qualidade da visão ainda precisará ser feita através de óculos ou lentes de contato.

Para saber mais sobre o Crosslinkin no Hospital de Olhos em Cruzeiro, clique aqui.

Anel de Ferrara

O Anel de Ferrara também é conhecido como Anel Intraestromal ou Anel Corneano.

É uma pequena estrutura de acrílico, em formato de meio círculo, que é implantado em uma das camadas da córnea, apoiado nas bordas da pupila. Essa estrutura tem a função de fortalecer a córnea, impedindo que ela seja deformada pelo Ceratocone.

O Anel de Ferrara não tem função refrativa, o que quer dizer que o paciente precisará continuar o uso de óculos ou lente de contato para melhorar a qualidade da visão.

Para saber mais sobre o Anel de Ferrara, clique aqui.

Existem ainda algumas outras técnicas para o tratamento de Ceratocone, que são:

  • Lentes de Contato Especiais

São lentes gelatinosas com curvaturas diferenciadas, que têm se mostrado eficazes na melhora da visão do paciente e deixando-o mais confortável.

  • Transplante de Córnea

Quando a córnea do paciente já apresenta danos irreversíveis provocados pelo Ceratocone, será necessário fazer o Transplante de Córnea, que é a técnica mais agressiva e invasiva de tratamento.

O transplante de córnea consiste em substituir a córnea danificada por um córnea doadora saudável. É um procedimento delicado,  e que só é acionado quando as outras formas de tratamento já não conseguem controlar a doença..

O transplante pode substituir apenas algumas camadas mais danificadas da córnea – o chamado transplante lamelar – ou substituí-la completamente – o chamado transplante penetrante.

O Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, atingindo 1 em cada 20.000 pessoas.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre os tratamentos? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

cirurgia-de-ceratocone-iovale
Cirurgia de Ceratocone
O Ceratocone é a doença progressiva não inflamatória que provoca a degeneração do tecido da córnea, deixando-a fina e sem curvatura e prejudicando a qualidade…
exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de um Astigmatismo Irregular, que vai aumentando o grau de correção de forma rápida e acentuada, o Ceratocone…
ceratocone
Ceratocone
O Ceratocone é uma doença ocular progressiva e não inflamatória, que provoca danos estruturais ao colágeno da córnea, deixando o tecido corneano mais fraco. O desgaste…