Tratamento de Glaucoma

Glaucoma Tratamento

O Glaucoma é uma doença perigosa, que vai danificando o nervo óptico de forma progressiva e sem apresentar sintomas, levando à perda da visão de forma irreversível. Não raro, a maioria dos pacientes só procura um oftalmologista depois de já ter perdido cerca de 30% do campo visual.

O Glaucoma não tem cura, mas por estar associado ao aumento da pressão intraocular, ele pode ser controlado. Os tratamentos aplicados têm o objetivo de impedir a progressão da doença e controlar a pressão interna do olho, mas a visão perdida por glaucoma não pode ser revertida.

O Glaucoma pode ser tratado de forma clínica ou cirúrgica.

Tratamento de Glaucoma

A forma clínica do tratamento do glaucoma está associada ao uso de medicamentos, que ainda são a abordagem mais fácil para os pacientes.

A pressão intra ocular pode ser controlada com a aplicação regular de colírios medicamentosos, associados a outros remédios de via oral. Estes medicamentos são capazes de diminuir a produção de humor aquoso e auxiliar o processo de drenagem deste líquido, regularizando a pressão intra ocular.

A forma clínica de tratamento é mais acessível, mas apresenta algumas complicações, como:

  • Rotina de aplicação: como o paciente de Glaucoma não apresenta dor ou incômodo, é bastante comum que as aplicações dos colírios e medicamentos sejam interrompidas. A complicação disso é que a doença continua a progredir, diminuindo cada vez mais o campo de visão do paciente;
  • Efeitos colaterais: é também comum que os pacientes interrompam a medicação porque os colírios podem apresentar efeitos colaterais como dores de cabeça, ardência, vermelhidão e visão embaçada.

Por isso, é de extrema importância que as aplicações de colírios sejam seguidas à risca, de acordo com as instruções do oftalmologista especializado do Instituto de Olhos do Vale.

O glaucoma pode ser controlado por meio de colírios, aplicados várias vezes ao dia, podendo estar associados a outros medicamentos. O maior problema com esta abordagem de tratamento, entretanto, é a adesão do paciente à rotina de gotas para os olhos.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico do Glaucoma é feito a Laser, através de duas técnicas diferentes:

ALT – Trabeculoplastia Com Laser de Argônio

A Trabeculoplastia é um tratamento a laser que tem papel importante na drenagem do humor aquoso para fora do olho, diminuindo a pressão intra ocular.

A Trabeculoplastia com Laser de Argônio usa um pulso curto de laser térmico, que é aplicado sobre a malha trabecular para que ela cicatrize da forma correta, facilitando a drenagem do humor aquoso.

É uma das técnicas mias usadas no tratamento do Glaucoma, mas que pode provocar queimaduras na córnea e nas células adjacentes à aplicação. Por isso mesmo, não é recomendado que se faça o procedimento mais de uma vez.

SLT – Trabeculoplastia Seletiva a Laser

Tem a mesma função da ALT, mas usa um laser seletivo não térmico. É aplicado sobre a malha trabecular para auxiliar na drenagem do humor aquoso.

O laser não térmico atua apenas nas células aplicadas, por isso é chamado de seletivo. E, ao contrário do laser térmico, não deixa sequelas e pode ser repetido se necessário.

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre os tratamentos? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010