Tratamento de Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Tratamento

Das patologias que atingem a retina, a Retinopatia Diabética é uma das mais frequentes, porque está associada a uma outra patologia que é bastante comum, a Diabetes.

tratamento de Retinopatia Diabética em Cruzeiro pode ser aplicado com diversas técnicas, mas somente o oftalmologista especializado poderá determinar qual delas melhor se encaixa com cada caso. Além disso, é importante não esquecer de manter o controle e acompanhamento da Diabetes com um especialista.

As técnicas aplicadas para o tratamento da retinopatia são:

Fotocoagulação a laser

Também conhecido como laser verde, laser de argônio ou laser para diabetes.

O tratamento consiste na aplicação de um pulso de laser de argônio, que tem coloração verde, no tecido retiniano, que tem a função de aumentar a resposta de coagulação do tecido através do aumento de temperatura.

O laser pode ser aplicado diretamente nos pontos afetados da retina, quando é usado para tratar o Edema Macular Diabético; ou pode tratar todas as áreas da retina ao mesmo tempo, em um procedimento chamado de panfotocoagulação, quando é usado no tratamento das formas mais avançadas da retinopatia.

Terapia Antiangiogênica

Também conhecida como Injeção Anti-VEGF.

Esta técnica consiste tem aplicar um medicamento diretamente na cavidade vítrea do paciente. Esta injeção é composta por moléculas que inibem a formação de neovasos nas retina, reduzindo ao edema macular e melhorando a visão.

Implante Intravítreo de Corticóide com liberação lenta

O Implante Intravítreo de Dexametasona é uma das formas de tratar o edema macular diabético. A técnica consiste em aplicar uma pequena ampola de dexametasona dentro da cavidade vítrea. A dexametasona é um remédio corticoide anti-inflamatório que vai se decompondo e sendo liberado dentro da cavidade com o tempo.

A dexametasona já se provou eficaz na redução do edema de retina, melhorando a visão do paciente.

Cirurgia de Vitrectomia

A cirurgia de retinopatia diabética é indicada nos casos em que há descolamento de retina, hemorragia vítrea ou edema de mácula diabético avançado. O objetivo do procedimento é reposicionar a retina no fundo do olho, para que o paciente possa voltar a enxergar claramente.

Esta cirurgia pode ser realizada em conjunto com outras técnicas de tratamento de Retinopatia Diabética no Hospital de Olhos em Cruzeiro.

Somente o oftalmologista é capaz de determinar qual será o tratamento utilizado para cada paciente. 

Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Cruzeiro e região.

Você pode saber mais sobre Retinopatia Diabética com o Infográfico Gratuito que o Iovale preparou para você, baixe o conteúdo:

infografico-retinopatia

Quer saber mais sobre os tratamentos? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010