Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Erros Refrativos Tratamento

Os Erros Refrativos são pequenas deficiências visuais, que diminuem a qualidade da visão e afetam a qualidade de vida.

A boa notícia é que a Miopia, o Astigmatismo, A Hipermetropia e a Presbiopia podem ser corrigidos. Há várias formas de tratamento disponíveis.

Tratamento da Miopia

Miopia é o erro de refração que provoca má qualidade na visão para longe. Ela pode ser tratada de forma cirúrgica e não cirúrgica.

Tratamentos Não Cirúrgicos:

Após o diagnóstico de Miopia, é necessário fazer a correção da acuidade visual do olho míope, que faz com que os feixes de luz achem seu ponto de foco antes de chegarem à retina. A primeira estratégia é indicar o paciente para o uso contínuo de óculos ou lentes de contato.

Os óculos de correção, ou óculos de grau, para os míopes devem ser equipados com lentes divergentes, que deslocam o ponto de foco das imagens para trás e corrigem a visão para longe. O mesmo acontece com as lentes de contato.

A escolha por óculos ou lentes de contato depende da adaptação do paciente a cada um deles. Nem sempre o paciente se adapta bem às lentes de contato e opta por óculos, assim como o contrário também acontece.

Tratamentos Cirúrgicos:

Quando o paciente apresenta um grau de Miopia muito alto, ou está dependente dos óculos para enxergar, o médico oftalmologista pode indicar o tratamento cirúrgico para a Miopia – a chamada Cirurgia Refrativa a Laser.

Tratamento da Hipermetropia

As formas de tratar e corrigir a visão de quem tem Hipermetropia são as mesmas da Miopia: podem ser cirúrgicas ou não cirúrgicas.

O uso de óculos e lentes de contato são as formas de tratamento não cirúrgicas. A diferença é que, para um olho hipermétrope, as lentes dos óculos são convergentes, e redirecionam o ponto focal das imagens para frente até chegarem na retina.

O tratamento cirúrgico da Hipermetropia é também a Cirurgia Refrativa a Laser.

Tratamento de Astigmatismo

O astigmatismo, assim como a Miopia e a Hipermetropia, pode ser tratado com o uso de óculos de grau ou lentes de contato, na forma não cirúrgica, ou através da cirurgia refrativa a laser.

Porém, a decisão pela melhor forma de tratamento deve ficar com o oftalmologista especializado, que precisa considerar algumas características do olho de cada paciente.

Geralmente, os óculos de correção são a opção mais segura.

Nos casos em que o paciente apresenta Astigmatismo Irregular, que podem desencadear o Ceratocone, a melhor opção para a correção da acuidade visual são as lentes rígidas de gás permeável, que conseguem dar um melhor suporte para a córnea.

A Cirurgia Refrativa a Laser só é indicada para os casos em que o paciente tenha até 4 graus de Astigmatismo, e somente como parte de procedimento combinado para a correção de Miopia + Astigmatismo.

Tratamento de Presbiopia

A Presbiopia também tem várias formas de tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para a correção da visão, e que dependem da capacidade de adaptação do paciente. Veja abaixo:

Óculos de Correção

O uso contínuo de óculos é sempre a primeira opção para a correção da acuidade visual. No caso da Presbiopia, o tipo de lente a ser usada depende de qual visão, para perto ou para longe, precisa ser corrigida.

Quando o paciente está com dificuldade para enxergar de perto, usa-se lentes monofocais. Quando tanto a visão para perto e para longe fica comprometida, então as lentes precisam ser multifocais.

Monovisão

Este é um tratamento peculiar e que só pode ser aplicado aos pacientes de Presbiopia.

Neste caso, o olho dominante tem a visão para perto corrigida e fica com um leve grau de Miopia, garantindo a boa visão para perto. Ao mesmo tempo, o olho não dominante tem a visão para longe corrigida.

Desta forma, o paciente precisará acostumar o cérebro a forçar um olho de cada vez, dependendo da distância do objeto.

Este é um processo que depende muito da adaptação do paciente.

Lentes Bifocais / Multifocais

A correção da Presbiopia também pode ser feita com o uso de lentes de contato, que precisarão ser desenhadas de acordo com a necessidade de cada paciente: podem ser bifocais, com foco para perto ou para longe, de forma simultânea ou alternada.

Estas lentes demandam alta capacidade de adaptação, pois são maiores e ficam apoiadas na córnea. É necessário fazer os testes de adpatação com um oftalmologista especializado antes de iniciar o tratamento.

Cirurgia a Laser Personalizada

As cirurgias a laser que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo podem também ser aplicadasnos casos de presbiopia.

É importante dizer que para os pacientes acima dos 40 anos, e que já corrigiram totalmente a visão para longe, ainda será necessário o uso de óculos de leitura, apesar do procedimento cirúrgico.

O Instituto de Olhos do Vale poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Cruzeiro e região.

Quer saber mais sobre os tratamentos? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (12) 3211-9010

RELACIONADOS

cirurgia-refrativa-iovale
Cirurgia Refrativa a Laser: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O que é Cirurgia Refrativa? As Cirurgias Refrativas são os procedimentos cirúrgicos aplicados para fazer a correção definitiva das patologias conhecidas como Erros Refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e…
exames-de-refracao
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O tratamento mais indicado para a correção dos Erros Refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, é a cirurgia refrativa. Este procedimento é…
miopia
Miopia - Erros Refrativos
Erros Refrativos são pequenas patologias que provocam distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea,…
hipermetropia
Hipermetropia – Erros Refrativos
Erros Refrativos são um conjunto de pequenas patologias que provocam distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos…
astigmatismo
Astigmatismo - Erros Refrativos
Os Erros Refrativos são pequenas distorções e falhas no processo da visão. A luz do ambiente exterior chega aos olhos através da córnea, pupila e…